FEIRAS E EVENTOS PROFISSIONAIS.

ENTREVISTA DE EMPREGO.

DIVULGAÇÃO E DICAS DE VAGAS DE EMPREGO .

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITO DO TRABALHADOR.

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL.

22 de maio de 2009

O corpo fala

O corpo fala

É dia de entrevista – e você sabe, na ponta da língua, tudo o que precisa fazer para agarrar aquela vaga. Preparou um currículo exemplar, caprichou no visual e ensaiou, diante do espelho, cada resposta que irá dar. Mas, na hora agá, o corpo se recusa a colaborar.

Os dedos tamborilam, as pernas não sossegam, o olhar fica inquieto... Acredite: esses gestos, em questão de segundos, vão denunciar que você não está confortável naquela situação. E, em alguns casos, podem passar uma imagem de insegurança, fraqueza e despreparo.

O entrevistador, treinado para ler a linguagem do corpo, não fará vista grossa. E você, ao tentar se acalmar, pode ficar ainda mais nervoso. Resultado: sua performance vai pelo ralo e, com ela, suas chances de passar na seleção. A culpa de tudo isso, acredite, é da ansiedade.

“Muitos candidatos não controlam o nervosismo e assim ele transparece durante as entrevistas”, diz Marilda Lopes, psicóloga de São Paulo. Por isso, a especialista recomenda muita calma nesses momentos – e atenção aos olhos, mãos, pernas e braços.

É preciso aprender a regê-los, como se fossem uma pequena orquestra, para comunicar exatamente o que você precisa.

Os olhos Sim, eles são o espelho da alma. E, para um observador atento, vão revelar quase tudo sobre você. Um olhar inquieto, que raramente encontra os olhos do interlocutor, pode passar uma imagem de insegurança e de falta de confiança. “Já um olhar firme e que se detém nos olhos do entrevistador, demonstra segurança e passa firmeza em suas colocações”, explica Marilda.

O aperto de mão Deve ser firme, com rápidos movimentos para cima e para baixo, enquanto os olhos encaram o entrevistador. Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, publicado no Journal of Applied Psychology, revelou que o aperto de mão certo causa uma ótima impressão nas seleções de emprego.

Os pesquisadores analisaram 98 pessoas e descobriram que aquelas que adotavam o gesto exatamente como foi descrito acima receberam as melhores avaliações nas entrevistas. As pernas Firmes e bem equilibradas no chão, elas vão comunicar exatamente o que você precisa. Por outro lado, cruzar e descruzar as pernas o tempo inteiro, no mínimo, irá desviar a atenção de quem está conduzindo a entrevista.

“Para as mulheres, algumas vezes, esse movimento pode ser tão mal interpretado quanto os decotes exagerados ou as roupas justas”, alerta Marilda.

Os braços Cruzados sobre o peito, eles vão informar que você está na defensiva. Portanto, relaxe e encontre um lugar mais confortável para eles. Se, ainda assim, você não se sentir à vontade, experimente segurar algo – uma caneta ou o seu currículo, por exemplo. As mãosAcima de tudo, evite usá-las para explorar o ambiente ao seu redor.

“Se houver algum objeto em cima da mesa, é melhor não tocá-lo. E procure não tamborilar os dedos”, recomenda Marilda. Segundo a psicóloga, esses gestos – e também roer unhas e estalar os dedos – são indicativos de ansiedade.

Por Michelle Veronese - www.administradores.com.br

20 de maio de 2009

Ultimas Semanas Inscrição Vestibulinho ETECS

Ultimas Semanas Inscrição Vestibulinho ETECS

O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2009 vai oferecer 42.039 vagas para 66 cursos técnicos – o que representa um crescimento de 23,11 % em relação ao mesmo período do ano passado (34.147 vagas). As inscrições começam nesta segunda-feira, 4, e vão até 29 de maio.

Participam do Vestibulinho 153 das 157 Etecs e oito classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec).

A prova será no dia 21 de junho.

Novas nomenclaturas

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) –a confira aqui a relação com os nomes atuais dos cursos.

Inscrições

O candidato que desejar se inscrever para um dos cursos técnicos que serão oferecidos no segundo semestre precisa estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

As inscrições, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br , vão de 4 a 29 de maio -- no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato também estará disponível para download neste neste site.

O candidato precisa preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20, em dinheiro, em qualquer agência bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br .

10 de maio de 2009

Manual de sobrevivência no mercado de trabalho: seja visível, fácil e humano

Manual de sobrevivência no mercado de trabalho: seja visível, fácil e humano

Ter uma carreira de sucesso e se dar bem no mercado de trabalho não é das tarefas mais fáceis hoje em dia. Afinal, as empresas estão procurando super-profissionais, com características difíceis de encontrar em uma multidão.

Em primeiro lugar, elas querem alguém fácil e flexível. De acordo com a vice-presidente da AAPSA (Associação Paulista dos Gestores de Pessoas), Erika Knoblauch, no contexto atual, que é de muita competitividade entre as empresas, os profissionais precisam estar preparados para assumir diferentes papéis nas organizações e se adaptar às situações mais adversas, que podem ocorrer tanto dentro da empresa quanto no ambiente macro, por exemplo, em âmbito econômico.

Manual de sobrevivência no mercado

Outra característica que pode salvar sua pele: seja humano. Isto é, saiba se relacionar com pessoas. Estas, muitas vezes, serão totalmente diferentes de você, bem como terão visão oposta com relação a determinados assuntos. Mas o relacionamento interpessoal é essencial para sobreviver, não só em uma empresa como também no seu ramo de atuação como um todo.

Quando você consegue manter um bom relacionamento com profissionais de sua área, tem maior empregabilidade. Se um dia precisar de emprego, certamente surgirão muitas oportunidades, porque as pessoas te conhecem e têm uma visão positiva acerca de seu caráter e seu trabalho.

Por fim, seja visível. Não adianta encarar desafios profissionais e se esforçar ao máximo para atingir as metas, se ninguém nota. Uma forma de ser reconhecido é pedir um feedback para a chefia acerca do seu trabalho. Na ocasião, aproveite para dar um feedback a respeito de seus projetos. Conte as dificuldades que enfrentou e, de forma humilde, revele que está satisfeito por ter conseguido transpô-las.

Outra ideia para ser visível é, de acordo com Erika, participar de grupos fora da empresa, como associações de seu ramo de atuação, e dar palestras. "Isso aumenta a visibilidade do profissional no mercado e não o deixa tão sozinho. É uma segurança a mais", finaliza a vice-presidente da AAPSA.

Por Karin Sato – InfoMoney http://www.administradores.com.br/

8 de maio de 2009

Arrecadação de Alimentos Ong Amigos do Bem


Dia 09 de Maio Arrecadação de Alimentos Ong Amigos do Bem

Acontece Dia 09 de maio a 2º arrecadação de alimentos pelos voluntários dos Amigos do Bem na qual participo.

Para fazer sua doação, basta se dirigir a uma das lojas relacionadas abaixo e colaborar com
alimentos não perecíveis.


Maiores informações e a relação de Supermercados consulte o link abaixo.

http://www.amigosdobem.org

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More