5 de fevereiro de 2015

Regra para estágio e intercâmbio profissional de estrangeiro





O visto para recém-formados e estudantes estrangeiros que querem estagiar ou trabalhar mudou duas vezes em dez meses -e há quem, com as mudanças, sinta dificuldade de entrar no Brasil.

Até setembro do ano passado, tanto para fazer estágio como para atuar temporariamente, estrangeiros tinham de obter visto de trabalho.

"[Nos dois casos,] era preciso autorização do MTE [Ministério do Trabalho e Emprego]", diz Paulo Sérgio de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Imigração.

Agora, alunos e recém-formados que vêm fazer intercâmbio profissional têm tratamentos diferenciados.

Os primeiros entram com visto de estudante. Devem estar matriculados em uma instituição de ensino brasileira, o que não era exigido antes.

Já os intercambistas profissionais precisam de visto de trabalho. Além disso, desde março deste ano, não são mais eles que dão entrada na papelada em consulados no exterior, mas a empresa à qual estarão vinculados durante a estada no Brasil -o que pode atrasar o processo.

O Conselho Nacional de Imigração também passou a exigir que os empregadores arquem com encargos sociais, como 13º salário e férias. Os profissionais precisarão de carteira de trabalho.

DIFICULDADES

Para Alberto Cavalheiro, superintendente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágio), as mudanças aumentam a burocracia e o tempo de concessão do visto. "Dificultam a entrada [dos alunos]."

O tempo para obter o visto de estudante, segundo o Ministério das Relações Exteriores, varia conforme o consulado do país em que é solicitado. No caso de intercambistas, a expectativa atual de tempo de concessão do visto é de 15 dias, segundo o Conselho Nacional de Imigração.

O estudante português Raoul François Martin, 25, levou três meses para obter o visto para estagiar no Ifesp (Instituto de Estudos Franceses e Europeus), em São Paulo.

Ele diz não ter se importado com a demora. Pós-graduando em marketing pela Inseec Paris, escola de negócios francesa, escolheu o Brasil pelas oportunidades: "É o maior país da América Latina e o que mais cresce".

É também o motivo apontado pela norte-americana Emani Sameerah Harris, 21.

Assim que deu início ao processo para estagiar no Brasil, o visto da estudante de Pittsburgh saiu em duas semanas. "Só tive problemas para agendar voos", conta.

Na opinião de Carla Alcides, diretora do MBA Executivo da Universidade de Pittsburgh na América Latina, as resoluções, embora aumentem a burocracia, não dificultam a entrada dos jovens. "O que mais pesa é o idioma."

INTERNACIONALIZAÇÃO

Ao trazer estudantes estrangeiros, as empresas buscam "resolver o problema de falta de mão de obra qualificada", cita Alexandrine Brami, diretora do Ifesp.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, as novas regras podem ajudar no processo de internacionalização das instituições de ensino.

"Quando universidades abrem vagas para estrangeiros, espera-se a mesma abertura para brasileiros", afirma Adnei de Andrade, vice-reitor-executivo de relações internacionais da USP (Universidade de São Paulo).

Tags: visto estágio e intercâmbio

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More