14 de novembro de 2009

Como participar de uma boa entrevista de emprego

Como participar de uma boa entrevista de emprego

O contato pessoal proporcionado pela entrevista é a oportunidade de mostrar qualificações e competências, ou seja, todo o perfil profissional e pessoal.
São estes requisitos que irão levar o entrevistador a definir se o candidato atende ou não o que a empresa procura.Os cuidados devem começar logo após o convite para um processo seletivo.
Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o perfil da empresa contratante.
Hoje, com o advento da Internet, ficou muito mais fácil o acesso à informação.
É importante saber o ramo de atividade, a abrangência e o porte da empresa. Com estes dados, o candidato chega mais preparado e pode demonstrar que realmente está interessado na vaga.
A apresentação pessoal também é importante. Roupas discretas, cabelos arrumados, maquiagem suave (para as mulheres) e barba feita (para os homens) são algumas dicas para um figurino adequado ao mundo corporativo.
Os exageros devem ser evitados.
A melhor opção é sempre priorizar a sobriedade, a higiene e a harmonia nos trajes.
Chegar no horário, ou melhor, alguns momentos antes da entrevista, é a terceira recomendação. Para evitar atrasos, verifique sempre o caminho e o transporte que será utilizado com antecedência.
O ideal é programar-se para sair cerca de 20 ou 30 minutos antes do habitual para evitar imprevistos.
Durante a entrevista, é preciso mostrar confiança, porém, sem se tornar arrogante. Falar com clareza sobre as atividades anteriores, aptidões e a disponibilidade para aprender é um ponto muito avaliado no decorrer de toda a entrevista.
Ao expor as informações é importante transmitir segurança e credibilidade, aspectos que são muito observados pelo entrevistador.
Para evitar qualquer informação equivocada, a recomendação é concentrar-se na entrevista. É preciso saber ouvir com atenção as perguntas e, se for necessário, esclarecer as dúvidas antes de colocar-se.
Antes de responder qualquer questão, é precisar pensar bem nas respostas e evitar toda e qualquer informação que não seja real.
A empresa terá condições de checar todos os dados do currículo e os fornecidos durante a entrevista. Assim, qualquer informação inverídica comprometerá toda a avaliação.Principalmente diante de perguntas referentes a conhecimentos específicos, caso não domine o assunto, seja sincero e enfatize as suas qualificações.
O candidato deve demonstrar vontade de aprender, disponibilidade e proatividade. Em meio à grande quantidade de candidatos que buscam inserção ou recolocação no mercado, é preciso destacar-se e demonstrar que possui competências para a vaga.
Conhecer os valores e políticas da empresa pode acrescentar mais alguns pontos positivos.
Citar algumas atividades desenvolvidas pela empresa, sempre relacionando com as aptidões pessoais, reforça o interesse na oportunidade.
Ao término da entrevista pessoal, é importante agradecer pela participação no processo e colocar-se à disposição para quaisquer outras informações, testes ou novas entrevistas.
Para participar de uma boa entrevista, é preciso preparação, concentração e muita calma.
O candidato possui pouco tempo para transmitir as principais habilidades e os valores pessoais. Assim, é preciso se preparar adequadamente para selecionar as informações mais relevantes, de acordo com o cargo e a empresa contratante.
Por:Teresa Gama é diretora da Projeto RH

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More