FEIRAS E EVENTOS PROFISSIONAIS.

ENTREVISTA DE EMPREGO.

DIVULGAÇÃO E DICAS DE VAGAS DE EMPREGO .

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITO DO TRABALHADOR.

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL.

28 de novembro de 2009

Taxa de candidatura a uma vaga de emprego está com os dias contatos

Você já foi a alguma entrevista de emprego e teve de pagar uma taxa para poder se candidatar? Pois saiba que o Legislativo está buscando meios de coibir a prática, que prejudica quem está sem emprego e, provavelmente, sem fontes de renda. No dia 18 deste mês, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou multa administrativa de R$ 30 mil para empresas que cobrarem taxas de candidatos a preenchimento de vagas.
O Projeto de Lei 6246/05, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votada pelo Plenário.A favor Segundo os deputados defensores do PL, a cobrança para formação de cadastros se torna uma maneira de arrecadação das empresas e que muitas vezes engana os profissionais, pois em alguns casos não existem vagas abertas para o cargo.
De acordo com o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que foi relator da matéria na comissão, as companhias têm altos custos para realização do processo seletivo, mas não devem repassá-los aos candidatos."Deve ser proibida às empresas privadas cobrança de qualquer pessoa para inscrição em possíveis listas de emprego", afirmou o deputado, segundo a Agência Câmara.
Contra Já o deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) é contra a proposta apresentada, pois a considera inconstitucional. Ele acredita que ela fere a liberdade empresarial.Segundo o deputado, a medida não surtirá efeito, pois as empresas podem terceirizar o processo de seleção. "Não tem nenhum sentido fazer isso. A empresa é livre para fazer o comportamento que ela quiser", defendeu o deputado.Em resposta a Oliveira, o deputado Martins explicou que a proibição estabelecida pelo projeto refere-se apenas à cobrança de taxas diretamente pelo empregador."A proposição não alude a outra prática, recorrente nos dias atuais, talvez ainda mais lesiva aos trabalhadores, que é a cobrança de valores, sob justificativa de cadastro, exames, entrevistas e por meio de intermediação de empregos", afirmou o deputado.

Por Equipe InfoMoney - InfoMoney

Trabalho e Estude no Exterior

Você sabe quais são os pré-requisitos para trabalhar no exterior?
Os programas de trabalho no exterior são uma excelente oportunidade para quem deseja agregar valor ao currículo profissional!
Existe a opção dos programas de trabalho remunerado, nos EUA, e programas de estágio, oferecidos em diversos países. No caso destes estágios são oportunidades não-remuneradas.
O programa de trabalho é uma excelente oportunidade para fazer amigos no exterior, melhorar a proficiência no inglês e aumentar o conhecimento profissional e global!
Requisitos necessários para participar do programa:
Ter entre 18 e 28 anos de idade;
Ser estudante universitário, atualmente matriculado. Estudantes cursando o último semestre da faculdade não podem participar, pois o estudante deve ter ao menos um período a cursar na faculdade após o programa;
Ter disponibilidade de morar nos EUA pelo período de duração do programa;
Ser capaz de falar, ler e entender o inglês no nível intermediário.
Cada participante será alocado em um emprego de atividades simples. Apesar dos tipos de trabalho variarem, possíveis tarefas podem incluir: ajudar na cozinha, manutenção, arrumar quartos de hotéis, limpar mesas em restaurantes, caixa ou outros trabalhos que não requerem uma quantidade significante de experiência ou treinamento prévio.
A carga horária é de aproximadamente 35 horas por semana. Os participantes devem estar preparados para trabalhar em qualquer lugar dos Estados Unidos.
Já os estágios são excelentes para quem busca uma experiência em sua área de atuação.
As grandes vantagens em se fazer um estágio no exterior são:
Tornar seu CV internacional;
Ganhar experiência com profissionais;
Ter referências de uma organização internacional;
Adicionar experiência em empresas multinacionais ao seu currículo;
Criar uma vantagem adicional para sua vida profissional quando for se candidatar ao emprego de seus sonhos;
Experiência na cultura local;
Estabelecer relações de trabalho (networking);
Descobrir e revelar seu potencial e talento!
Existem oportunidades de estágios em diferentes países. Cada país ou instituição que oferece a opção de estágio tem suas peculiaridades. Existem estágios que devem ser combinados com cursos de idioma, e estágios onde o participante já é encaminhado diretamente à empresa, para já iniciar a experiência de trabalho.
As áreas com maior oferta são Marketing, Administração, Finanças, Engenharia, Jornalismo, Informática, entre outras.
Independentemente do país desejado, é necessário possuir nível acima do intermediário de conhecimento no idioma local.
http://www.portaldointercambio.com.br/servicos/trabalho

20 de novembro de 2009

ONG Horizontes duas mil vagas para capacitação profissional

Taboão da Serra/SP - Duas mil vagas para capacitação profissional
A ONG Horizontes, entidade que visa à geração de emprego e renda pela educação, e a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra assinaram no último dia 11 contrato para execução do ProJovem Trabalhador no município. Por meio da iniciativa, jovens de baixa renda com idade entre 18 e 29 anos da cidade poderão concorrer a uma das duas mil vagas oferecidas em cursos de capacitação profissional.

14 de novembro de 2009

Como participar de uma boa entrevista de emprego

Como participar de uma boa entrevista de emprego

O contato pessoal proporcionado pela entrevista é a oportunidade de mostrar qualificações e competências, ou seja, todo o perfil profissional e pessoal.
São estes requisitos que irão levar o entrevistador a definir se o candidato atende ou não o que a empresa procura.Os cuidados devem começar logo após o convite para um processo seletivo.
Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o perfil da empresa contratante.
Hoje, com o advento da Internet, ficou muito mais fácil o acesso à informação.
É importante saber o ramo de atividade, a abrangência e o porte da empresa. Com estes dados, o candidato chega mais preparado e pode demonstrar que realmente está interessado na vaga.
A apresentação pessoal também é importante. Roupas discretas, cabelos arrumados, maquiagem suave (para as mulheres) e barba feita (para os homens) são algumas dicas para um figurino adequado ao mundo corporativo.
Os exageros devem ser evitados.
A melhor opção é sempre priorizar a sobriedade, a higiene e a harmonia nos trajes.
Chegar no horário, ou melhor, alguns momentos antes da entrevista, é a terceira recomendação. Para evitar atrasos, verifique sempre o caminho e o transporte que será utilizado com antecedência.
O ideal é programar-se para sair cerca de 20 ou 30 minutos antes do habitual para evitar imprevistos.
Durante a entrevista, é preciso mostrar confiança, porém, sem se tornar arrogante. Falar com clareza sobre as atividades anteriores, aptidões e a disponibilidade para aprender é um ponto muito avaliado no decorrer de toda a entrevista.
Ao expor as informações é importante transmitir segurança e credibilidade, aspectos que são muito observados pelo entrevistador.
Para evitar qualquer informação equivocada, a recomendação é concentrar-se na entrevista. É preciso saber ouvir com atenção as perguntas e, se for necessário, esclarecer as dúvidas antes de colocar-se.
Antes de responder qualquer questão, é precisar pensar bem nas respostas e evitar toda e qualquer informação que não seja real.
A empresa terá condições de checar todos os dados do currículo e os fornecidos durante a entrevista. Assim, qualquer informação inverídica comprometerá toda a avaliação.Principalmente diante de perguntas referentes a conhecimentos específicos, caso não domine o assunto, seja sincero e enfatize as suas qualificações.
O candidato deve demonstrar vontade de aprender, disponibilidade e proatividade. Em meio à grande quantidade de candidatos que buscam inserção ou recolocação no mercado, é preciso destacar-se e demonstrar que possui competências para a vaga.
Conhecer os valores e políticas da empresa pode acrescentar mais alguns pontos positivos.
Citar algumas atividades desenvolvidas pela empresa, sempre relacionando com as aptidões pessoais, reforça o interesse na oportunidade.
Ao término da entrevista pessoal, é importante agradecer pela participação no processo e colocar-se à disposição para quaisquer outras informações, testes ou novas entrevistas.
Para participar de uma boa entrevista, é preciso preparação, concentração e muita calma.
O candidato possui pouco tempo para transmitir as principais habilidades e os valores pessoais. Assim, é preciso se preparar adequadamente para selecionar as informações mais relevantes, de acordo com o cargo e a empresa contratante.
Por:Teresa Gama é diretora da Projeto RH

Atraso salarial: você sabe o que fazer quando acontece?

Atraso salarial: você sabe o que fazer quando acontece?

Atrasos nos pagamentos de contas e a impossibilidade de fazer suas compras habituais são apenas alguns dos transtornos causados aos
trabalhadores por conta da impontualidade no pagamento salarial.Quando este tipo de coisa acontece, contudo, o empregado pode considerar rescindido o contrato e pleitear indenização, segundo alerta o diretor comercial da RNC (Rede Nacional de Contabilidade), Marcos Apostolo."Antigamente o trabalhador precisava esperar três meses para considerar o contrato rescindido e pedir indenização.
Agora, isso pode acontecer com um dia, mas é preciso ter bom senso", diz Apostolo.
A diminuição no tempo, ainda segundo o especialista, se deu devido a diversas decisões no Tribunal Superior do Trabalho que, em vez de considerar o Decreto 368/68, que exigia os três meses de espera, passou a observar o artigo 483, alínea d, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que não exige tempo mínimo para a tomada de providência por parte do trabalhador.
Como proceder?
O empregado que não receber seu salário no dia combinado deve denunciar ao Ministério do Trabalho e ao Sindicato que pertence. Aqueles que desejarem se desligar da empresa têm de apresentar uma carta de demissão. Nestes casos, contudo, o empregador não pode exigir o cumprimento do aviso prévio, além de ter de pagar ao funcionário todas as verbas como se ela o tivesse demitido. O especialista informa ainda que, para pleitear indenização, o funcionário deve entrar com processo na Justiça do Trabalho, sendo que este tipo de ação demora em torno de 60 a 90 dias.

Por Gladys Ferraz Magalhães - InfoMoney

7 de novembro de 2009

FOI CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

FOI CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Quando você se candidata a funções executivas, quase certamente será recebido para uma conversa com a própria pessoa que deverá ser o seu superior imediato. Há um grande envolvimento da cúpula da empresa na contratação de executivos.
As pesquisas do Grupo Catho indicam que 70,8% de todos os processos de contratação são dirigidos pessoalmente por dirigentes em cargos de diretor, vice-presidente e presidente. E, embora após o Plano Real tenha crescido a participação dos setores de Recursos Humanos das empresas na contratação de executivos, a maioria dos dirigentes ainda prefere conduzir o processo pessoalmente.
Você não pode deixar que a entrevista seja um monólogo do seu potencial empregador ou que ele obrigue você a fazer um monólogo para ele; ao contrário, procure transformar a entrevista em uma conversa proveitosa.
Descubra o que se quer exatamente do candidato, que tipo de informação adicional se pretende que ele tenha, características exigidas que não foram explicitadas no anúncio. ANTES DE MAIS NADA, CONHEÇA A EMPRESA
Faça a sua lição de casa: procure informações sobre a empresa que está convocando você para uma entrevista. Todo dirigente aprecia entrevistar um candidato que se mostra informado e que demonstrou interesse em saber sobre os negócios, as atividades, o mercado, a missão e a cultura da empresa. Existem muitas formas de buscar essas informações:
A empresa tem um site?
Muitas empresas divulgam suas atividades em sites próprios na Internet. Para procurá-lo, utilize qualquer mecanismo de busca, como Yahoo, Radar Uol ou Alta Vista – basta digitar o nome da empresa, e a busca é automática. Ou você pode tentar a conexão digitando o nome resumido da empresa na linha de endereço do seu "browser", seguido da expressão .com.br. Lembre-se de que, para empresas cuja matriz fica em outros países, a terminação do endereço deve ser modificada: nos Estados Unidos, por exemplo, não se usa a terminação br; na Inglaterra, a terminação é uk, em Portugal é pt e assim por diante.
Leia muito. Manter-se um leitor constante de jornais e revistas é uma das melhores formas de acompanhar o andamento do mercado e de obter informações sobre praticamente todas as empresas.
Pergunte. Quem tem boca vai a Roma. Pergunte a respeito da empresa para amigos e conhecidos. Procure fazer contato com pessoas que já trabalham na empresa; nos departamentos de vendas é possível conseguir folhetos, catálogos, jornais internos ou outras publicações que darão a você informações preciosas.
Algumas publicações especiais oferecem muitas informações, especialmente sobre empresas grandes. * A revista Exame publica a edição especial "Maiores e melhores" * O jornal Gazeta Mercantil publica a edição "Balanço" * A Câmara do Comércio americana publica o "São Paulo Year Book" * A Fiesp publica o "Anuário das Indústrias" ATITUDES DURANTE A ENTREVISTA
Prepare-se, em corpo e espírito, para a entrevista. Sem dúvida você deve confiar em si mesmo e em sua competência, mas a impressão que você causar na primeira entrevista é indelével.
De novo, faça a sua lição de casa:
Pessoas vagarosas não conquistam empregadores.
Mostre energia e disposição para trabalhar. Sem disposição não se superam dificuldades.
Mostre motivação. Isto é tudo o que qualquer empresário deseja.
Não desista. A persistência, às vezes, vale mais do que a inteligência.
O executivo que não desiste da tarefa até alcançar o objetivo desejado é muito querido pelas empresas. Não abdique de responsabilidades.
O executivo que mostra preocupação em arcar com suas responsabilidades é muito desejado pelas empresas.
Conteste qualquer "indireta" apresentando referências convincentes sobre sua integridade. Normalmente se duvida das pessoas que fala da própria honestidade.
Não deixe dúvidas sobre sua dedicação. O executivo que veste a camisa da empresa e se dedica totalmente é peça fundamental em qualquer organização.
Não critique; analise. A qualidade de análise é muito apreciada.
Mostre que você sabe ser calculista e que sabe analisar profundamente alternativas. Saiba para onde quer ir. Qualquer organização quer executivos que definam e procurem atingir objetivos. Treinar a apresentação é essencial para não cometer erros durante uma entrevista, e que poderão comprometer a sua perspectiva de contratação.
A recomendação é simular algumas entrevistas em casa, com apoio de familiares. Se puder, grave as entrevistas para analisar depois o seu desempenho.
RECOMENDAÇÕES DE CAUTELA É preciso transmitir ao entrevistador uma postura positiva e entusiástica. Sete recomendações para que você obtenha essa postura: Seja sempre positivo. É desagradável ouvir pessoas negativas. O entrevistador perde o interesse.
Nunca diga não. Se o entrevistador propuser por exemplo mudança de residência para outro Estado, responda que pode pensar sobre o assunto. Mas não descarte. Não se queixe de empregadores anteriores ou de qualquer pessoa. Ninguém quer ouvir coisas desagradáveis e negativas. Responda sempre do ponto de vista das empresas. Elas querem contratar executivos que se adaptem à sua filosofia, e eliminarão quem discordar das suas políticas e práticas. Mostre entusiasmo.
Deixe claro que você procura desafio e desenvolvimento no trabalho. Seja objetivo. Se você é vago por exemplo a respeito de datas de início de trabalho ou de demissão, a sua credibilidade sofre. Procure vender a sua imagem. Não se resuma a respostas lacônicas – fale com brevidade, mas seja comunicativo, vibrante e entusiasmado.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES NUMA ENTREVISTA
Os entrevistadores, de modo geral, têm uma rotina de perguntas, e em quase todas as entrevistas são aplicadas praticamente as mesmas questões. Saiba que perguntas são essas e prepare-se para respondê-las adequadamente. Naturalmente será interessante dar uma resposta que agrade o empregador – mas sempre diga a verdade!
Um pequeno truque dos entrevistadores é colocar uma questão delicada para provocar uma situação de tensão, exatamente para avaliar como você age sob pressão. Também para enfrentar com tranqüilidade situações como essa é interessante estudar respostas antecipadamente. Duas perguntas acontecem em todas as entrevistas. Pense nas respostas: Por que você está deixando (ou deixou) seu emprego? - Se está empregado, e procurando outra colocação, diga que está buscando melhor oportunidade e progresso. Nunca se queixe da empresa. Enfatize a idéia de buscar desafios. ` - Se foi ou está sendo demitido, não adianta esconder. Diga a verdade. Se for o seu caso, mencione que a demissão foi causada por corte de custos, e que o desligamento não se deveu a mau desempenho de sua parte. Se a demissão foi resultado de uma atitude infeliz de sua parte, mencione brevemente que cometeu um erro mas que aprendeu e não deixará com que isso se repita. Quanto você quer ganhar? Esta pergunta é muito delicada e costuma colocar os candidatos em maus lençóis, caso não estejam preparados para uma resposta pronta. É importante não responder diretamente quanto quer ganhar; é mais eficiente esperar uma oferta e discutir sobre esse valor.
- Quando você está empregado, e a entrevista resulta de uma proposta de emprego que você recebeu, você tem um alto poder de barganha, e pode argumentar que está ganhando bem e que só se interessaria em mudar caso houvesse uma compensação financeira adequada. As pesquisas do grupo Catho mostram que em média é possível obter 28% de melhoria salarial numa eventual mudança de emprego.
- Quando você está desempregado, a situação é outra, e a sua resposta deve mostrar – e até enfatizar - que você é flexível e aceita estudar ofertas. Também neste caso evite dizer quanto quer ganhar. Procure fazer com que o empregador lance uma oferta, com uma pergunta como esta: "Qual seria a faixa salarial para este cargo?".
Os dois pontos que acabamos de mencionar são cruciais no momento da entrevista, mas algumas outras questões são usualmente colocadas para medir traços de sua personalidade e de suas potencialidades.
Veja alguns exemplos: Pergunta:
Quais são seus objetivos de longo prazo?
Resposta sugerida: Restrinja-se ao futuro profissional. Não fale jamais de sua vida pessoal. Não é isto o que está sendo implicitamente solicitado.
Qual é o seu ponto fraco?
Resposta sugerida: Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, acabe sendo positivo para a sua avaliação, tal como ser exigente demais ou perfeccionista.
De quanto tempo necessita para trazer contribuições para a empresa?
Resposta sugerida: Desde o primeiro dia, e cada dia mais, à medida que for conhecendo melhor a organização.
O que seus subordinados pensam de você?
Resposta sugerida: Competente. Sou admirado e respeitado. Em próximas edições do jornal virtual "Carreira & Sucesso", voltaremos ao assunto, com outros exemplos de perguntas e sugestões de como respondê-las.
PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVE FAZER A SI MESMO
Fazer uma boa apresentação numa entrevista de emprego está diretamente relacionado com a sua capacidade não só de responder, mas de fazer perguntas.
Primeiro para você mesmo, e depois para o seu potencial chefe: "Por que foi aberta esta vaga?" Dependendo da resposta, você conseguirá descobrir que desafios a posição apresenta e se seu potencial superior está disposto a dar apoio para o ocupante. Muitas coisas não são ditas em anúncios porque dizem respeito a características intangíveis como atitudes, temperamento, maleabilidade. Tente obter respostas perguntando para o entrevistador que tipo de pessoa ocupava a vaga antes, o que fazia e como fazia. Seja mais direto, depois disso: "Como é que a empresa espera que o trabalho seja feito agora, com o novo ocupante desta posição?"
Depois disso, você estará com dados suficientes de análise para formular uma terceira pergunta: "O que é avaliado no desempenho de quem ocupa esta posição?"
Mais do que receber informações sobre qual será o seu papel, a resposta do potencial empregador dará a você pistas sobre o estilo que ele tem de liderar, se delega, se estabelece metas e objetivos.
Em suma, que chefe ele é. O BOM E O MAU CHEFE
É claro que a pessoa que busca emprego está buscando a melhor colocação ou recolocação disponível. E dentro das premissas que caracterizam o ótimo emprego, estão o ambiente de trabalho, os projetos desenvolvidos, a qualidade técnica da função, o salário, os benefícios, a imagem da empresa, o clima reinante e, evidentemente, o chefe. Alguns mitos sobre o papel do chefe numa instituição têm sido questionados e derrubados com freqüência, nos últimos anos.
Veja no link o restante da materia

Agência oferece estágios na Austrália

Agência oferece estágios na Austrália

Há vagas para estudantes e recém-formados em hotelaria e gastronomia

Agência de intercâmbio CP4 Cursos no Exterior abre vagas para estágio remunerado na Austrália. Há oportunidades para estudantes e recém-formados nas áreas de hotelaria ou gastronomia. As inscrições para embarques em 2010 já estão abertas.

Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos, conhecimentos básicos de inglês (IELTS 5.5 ou equivalente) e currículo com referências na área do estágio. Serão aceitas as inscrições de profissionais formados há no máximo dois anos ou de estudantes de todas as séries do nível superior.
Os selecionados irão atuar em resorts, hotéis, lojas e restaurantes localizados nos principais destinos turísticos da Austrália. O programa terá duração de até doze meses, com carga horária mínima de trabalho de vinte horas semanais. Os alunos ocuparão posições rotacionais em setores como alimentos e bebidas, culinária, cooking e recepção. As remunerações podem variar de 12,00 a 18,00 dólares australianos por hora.

A CP4 Cursos no Exterior oferece ainda cursos de inglês, com duração de oito semanas, para os estudantes que queiram aprimorar os conhecimentos no idioma durante o estágio. O valor do programa é de aproximadamente 7.520 dólares australianos.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cp4.com.br ou pelo telefone 21- 2247-9787.

STJ autoriza bloqueio do FGTS e do PIS para pagamento de pensão

STJ autoriza bloqueio do FGTS e do PIS para pagamento de pensão

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser penhorado para pagamento de dívida de pensão alimentícia em caso de atraso. Na decisão, a Justiça também permite o bloqueio do PIS (Programa de Integração Social) para a mesma finalidade.
Após o bloqueio do fundo, se o trabalhador não quitar a dívida, o juiz pode emitir uma ordem de pagamento para a Caixa Econômica Federal – que é a gestora do FGTS – para que o montante seja liberado diretamente para o credor. Se preferir, o devedor pode quitar a dívida com outros recursos e pedir o desbloqueio do fundo.Não há prazo específico para que o credor solicite a penhora, mas a partir de um mês de demora, o pedido já pode ser feito.
Caso o valor da dívida seja maior do que o saldo que o trabalhador possui no fundo, todo o dinheiro será bloqueado e o juiz poderá solicitar a penhora de outros bens até completar o total devido.
Embora o FGTS seja impenhorável por se tratar de uma verba alimentícia, o STJ entende que o fundo pode ser usado nesses casos já que esses recursos são destinados a manter o sustento e a dignidade dos cidadãos.

Fonte: eBand-jornalismor

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More