FEIRAS E EVENTOS PROFISSIONAIS.

ENTREVISTA DE EMPREGO.

DIVULGAÇÃO E DICAS DE VAGAS DE EMPREGO .

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITO DO TRABALHADOR.

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL.

29 de abril de 2009

CAMPANHA A FAVOR DO FIM DA FOME MUNDIAL



CAMPANHA A FAVOR DO FIM DA FOME MUNDIAL


Hoje 29 de Abril BlogCatalog e membros e Heifer International são parceiros para pedir o fim da fome no mundo e o despertar do começo de uma nova esperança

Varias causas são levantadas sobre a fome mundial, mas o que se fazer diante deste panorama onde a desigualdade social é alarmante, encontramos a fome pela desnutrição ocasionada pela alimentação insuficiente, a fome pela falta total de alimento, e a fome pela ganância governamental, que exclui os seus próprios povos da qualidade de vida, dos povos que fecham os olhos para estas questões.

Eis o que nos dizem as estatísticas:

- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.

- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.

- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo


Mas se os homens soubessem administrar os bens que a terra produz, refletissem sobre a justiça e a igualdade entre os povos, contribuíssem para o desenvolvimento da dignidade humana sem distinção de credo, raça, cor, estaríamos cumprindo o entendimento da declaração universal do autor da vida “O amor” que sempre será a cura para todos os problemas da humanidade, apenas assim a mão poderá estar estendida para eliminar a fome e a miséria deste mundo.

25 de abril de 2009

Atualização ajuda a encontrar emprego depois dos 40

Atualização ajuda a encontrar emprego depois dos 40

Juliana Doretto


"Vocês têm informações sobre pequenas empresas, consultórios médicos ou advogados que contratam pessoas da minha idade?" "Como eu faço para arrumar um serviço, se não consigo um pela minha idade?" A data de nascimento se tornou um empecilho para esses internautas, que escreveram ao UOL Empregos pedindo ajuda para conseguir uma vaga.

Requisitos para a contratação*
1 - Experiência técnica anterior
2 - Formação acadêmica
3 - Entusiasmo do candidato
4 - Relacionar-se bem com os outros
5 - Resultados alcançados anteriormente
6 - Reputação das empresas em que trabalhou
7 - Experiência anterior em supervisão de pessoas
8 - Estabilidade empregatícia
9 - Resultados nos testes
10 - Aparência pessoal
11 - Nível salarial
12 - Idade
13 -Estabilidade familiar
14 - Fluência em inglês ou outro idioma
15 - Capacidade de usar a Internet
16 - Experiência em multinacionais
17 - Número de promoções anteriores

*Fonte: Pesquisa Catho Online 2007

Gláucia Santos, consultora de recursos humanos da Catho, diz que a experiência ainda conta pontos na hora de encontrar trabalho, mas, para quem não tem conhecimento atualizado, os anos de trabalho não bastam.

"O mercado não oferece a mesma estabilidade de 20 anos atrás. As pessoas continuam construindo uma carreira, mas não só em uma empresa. Se o profissional foi crescendo, ele não tem tanta dificuldade para se recolocar. Mas, se tiver 40 anos, ainda não tiver ocupado um cargo de coordenação e não tiver formação atualizada na sua área, vai ter mais dificuldade", explica.

Se a qualificação é uma porta de entrada importante para a recolocação após os 40, os bancos das salas de aula demonstram que são os mais jovens que procuram formação.

Pesquisa realizada para a Interactive, empresa que tem cursos de desenvolvimento pessoal, mostra que somente 15% das pessoas que buscam as aulas tem mais de 40 anos.
O estudo, feito no primeiro semestre de 2008, ouviu 200 profissionais de diferentes empresas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Maranhão.

Segundo os especialistas ouvidos pelo UOL Empregos, o interesse dos mais experientes pela qualificação tende a aumentar. "Diante da grande concorrência que esses profissionais encontram no mercado de trabalho, principalmente com aqueles mais jovens, muitos devem chegar à conclusão de que precisam aperfeiçoar alguma habilidade de relacionamento ou apresentação", explica Daniel Souza, da consultoria Cedet, que elaborou a pesquisa para a Interactive.

As empresas também afirmam que a idade importa pouco na hora de contratar. Pesquisa da empresa recrutadora Catho mostra que os anos de vida são o 12º critério usado pelas organizações para selecionar os candidatos. As primeiras são experiência técnica, formação acadêmica e entusiasmo do candidato.

Por outro lado, o mesmo estudo diz que a idade é mais importante do que qualificações como fluência em idiomas, capacidade de usar a Internet no trabalho e experiência em empresas multinacionais.

Para a consultora da Catho, mesmo atualizados, os profissionais de 40 anos que não conseguem se recolocar podem estar sendo prejudicados por duas barreiras do mercado.

Uma delas é o custo: a experiência significa não apenas conhecimento mas também salário maior e nem todas as empresas estão dispostas ou podem bancar esse investimento. Além disso, as companhias têm receio de que o funcionário seja um tanto turrão: "Ele pode ter dificuldades para se adaptar às práticas e à cultura da empresa, por serem diferentes daquelas às quais ele estava acostumado", afirma Gláucia Santos.

Você tem dificuldade para encontrar emprego após os 40?

Você tem dificuldade para encontrar emprego após os 40?

Os candidatos a uma vaga de emprego costumam enfrentar dificuldades quando passam dos 40 anos. Gláucia Santos, consultora de recursos humanos da Catho, porém, diz que a experiência ainda conta pontos na hora de encontrar trabalho, mas, para quem não tem conhecimento atualizado, os anos de trabalho não bastam.

"O mercado não oferece a mesma estabilidade de 20 anos atrás. As pessoas continuam construindo uma carreira, mas não só em uma empresa. Se o profissional foi crescendo, ele não tem tanta dificuldade para se recolocar. Mas, se tiver 40 anos, ainda não tiver ocupado um cargo de coordenação e não tiver formação atualizada na sua área, vai ter mais dificuldade", explica.

Você tem dificuldade para encontrar emprego? O que faz para manter-se sempre atualizado e adaptado ao mercado?

Atualização ajuda a encontrar emprego depois dos 40

20 de abril de 2009

Onde estão os empregos agora

Onde estão os empregos agora

Por Renata Avedani - VOCÊ S/A

Na quinta edição do Especial de Emprego, o número de vagas é recorde. São 115 931 oportunidades em 36 empresas de todo o Brasil, uma média de 3 220 por companhia.
No ano passado , o especial trouxe um número maior de organizações privadas (53) que anunciaram 59 853 oportunidades, uma média de 1 129 vagas por empregador. Os números espantam se considerarmos a crise que está assombrando empresas e profissionais, com redução de custos e pessoal.
Na verdade, os dados de 2009 refletem o paradoxo atual entre os setores da economia: enquanto parte da indústria demite, o varejo, principalmente aquele de produtos de consumo essencial e de baixo custo, como os supermercados, contrata mais do que no levantamento de 2008.
Dados do governo federal reforçam o paradoxo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), processado pelo Ministério do Trabalho, no primeiro mês do ano 1 318 298 postos de trabalho foram fechados — o pior mês de janeiro desde que a metodologia do Caged foi mudada, em 1999.
No entanto, no mesmo mês foram admitidos 1 216 550 profissionais – o segundo melhor resultado para o mês. “As contratações devem continuar, porque o Brasil tem setores em expansão apesar da crise. Não nos damos conta disso porque não estamos psicologicamente acostumados com esse crescimento”, diz Fernando Mantovani, diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half.
Como é feita a pesquisaA equipe de você s/a entrou em contato com 316 empresas, a grande maioria presente no anuário Exame – Melhores e Maiores, de 2008.
A participação é voluntária e todas as informações contidas nas tabelas vieram delas. Das companhias consultadas, 101 responderam e 36 divulgaram suas vagas para 2009.
Ao todo, levantamos 115 931 oportunidades, o que equivale a 3 220 vagas por empresa. Este ano, mapeamos novamente quantas vagas são oferecidas para gestores (profissionais que lideram equipes)
— 29 companhias divulgaram suas vagas para este perfil de profissional
—, totalizando 7 279 oportunidades.
Pela primeira vez mapeamos para que regiões do país as vagas serão destinadas e tivemos a resposta de 25 companhias, que totalizaram 68 682 empregos regionais.
Nestes números não estão contabilizadas as vagas para os Três Poderes.
Pela primeira vez, levantamos a distribuição das vagas por região do país.
A concentração é no Sudeste, já que a maioria das empresas está no eixo Rio-São Paulo.
Entre as companhias que divulgaram suas vagas, 25 detalharam onde elas serão abertas.
DESTAQUES DA PESQUISA

19 de abril de 2009

Rescisão Contrato de Trabalho

1. Rescisão antecipada do contrato de experiência, pelo empregador
O empregado terá direito:

· indenização da metade dos dias que faltarem até o término do contrato (artigo 479 da CLT)

· saldo de salário· 13º salário proporcional

· salário família· férias proporcionais

· acréscimo sobre férias (1/3)· FGTS – sobre a rescisão· multa sobre o saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado, por meio da GRFC


2. Rescisão antecipada do contrato de experiência, pelo emprega

O empregado terá direito:· saldo de salário

· 13º salário proporcional· FGTS – sobre a rescisão, depositado na conta vinculada do FGTS, sem direito a saque


O empregado não terá direito:
a multa sobre os depósitos (saldo) do FGTS O empregado poderá ser obrigado a indenizar o empregador do em 50% dos dias restantes até o término do contrato, por ter rescindido antecipadamente, sem justa causa, o contrato de experiência.


3. Rescisão por término do contrato de experiência
O empregado terá direito:


· saldo de salário· salário família· férias proporcionais· acréscimo sobre as férias (1/3)· 13º salário proporcional· FGTS – sobre a rescisão

O empregado não terá direito:
. aviso prévio multa sobre o saldo do FGTS, mas, neste caso, poderá sacar o saldo depositado


4. Rescisão por dispensa com justa causa
O empregado terá direito:

· saldo de salário· salário família· férias vencidas, acrescidas de 1/3· FGTS – sobre a rescisão, sem direito a saque.


O empregado não terá direito:
· aviso prévio· férias proporcionais· 13º salário proporcional· multa sobre o saldo do FGTS

Campanha Contra a Fome Mundial 29 de Abril

Campanha Contra a Fome Mundial 29 de Abril

Convite aos Blogueiros

Unite para a fome e de esperança

http://www.heifer.org/site

Objectivo: Tudo que você tem que fazer para ajudar a pôr fim a fome mundial é juntar milhares de outros blogueiros em 29 de abril e escrever um post sobre a fome mundial.

BlogCatalog membros e Heifer International são parcerias para pedir o fim da fome no mundo e começar de esperança em 29 de abril.

Tudo o que pedimos é que se juntar a milhares de outros blogueiros e escrever um post sobre a fome mundial em 29 de abril.

Você pode fazer uma diferença.

• Neste momento, mais de 500 milhões de pessoas vivem em "pobreza absoluta" e mais de 15 milhões de crianças morrem de fome a cada ano.

• Organização Mundial de Saúde estima que um terço da população é mal alimentado e outro terço está faminto. • Mesmo nos Estados Unidos, 46 por cento dos Africano-Americano de crianças e 49 por cento das crianças são consideradas Latino cronicamente famintos. Organizações como Heifer International são a solução.

Todos os dias, em abril, Heifer International está a tirar pessoas da pobreza, proporcionando comunidades com gado e formação na área agrícola para melhorar vidas e inspirar esperança.

O que você pode fazer? • Aderir a este evento e adicionar uma credencial para o seu blog antes de Abril de 29. •

Cuidado para os próximos lançamentos e novidades tópico Backgrounders.

• Visita Heifer International para aprender mais sobre On The Gift Pass. • Faça uma pequena doação ou tomar alguma outra ação para terminar a fome mundial.

• Post sobre a fome mundial em 29 de abril com links para as soluções em todo o mundo.

Indenização Contrato de Trabalho

1. Indenização Morte do empregado, antes de completar um ano de serviço
Os dependentes terão direito:
· saldo de salário

· 13º salário proporcional· férias proporcionais após 06 meses (Art. 11 da Convenção 132 da OIT) – Decreto nº 3.197 de 05/10/99· acréscimo sobre férias (1/3)· salário família· FGTS – sobre a rescisão

Os dependentes não terão direito:
· aviso prévio;· multa sobre o saldo do FGTS, mas, neste caso, os dependentes poderão sacar o saldo depositado


2. Morte do empregado, com mais de um ano de serviço
Os dependentes terão direito:
· saldo de salário· 13º salário proporcional

·salário família· FGTS – sobre a rescisão· férias vencidas, se não foram gozadas.

· férias proporcionais;· acréscimo sobre férias (1/3)


Os dependentes não terão direito:
· aviso prévio;· multa sobre o saldo do FGTS, mas os dependentes, também, poderão sacar o saldo depositado.

3. INDENIZAÇÃO ADICIONAL DO EMPREGADO DISPENSADO SEM JUSTA CAUSA NO PERIODO DE 30 DIAS QUE ANTECEDE A CORREÇÃO SALARIAL (Art. 9º das leis nº 6.708/79 e 7.238/84)
O empregador que dispensar o empregado sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial (data-base), pagará ao trabalhador dispensado indenização adicional equivalente a um salário mensal do próprio empregado. Com referência ao Aviso Prévio Indenizado, se o último dia do aviso prévio cair no período de 30 dias que antecede a correção salarial, esse fato gera direito à indenização de que se trata, posteriormente à saída física do empregado, considerando que esse aviso prévio fica integrado ao período de serviço.

fonte: www.portalrh.com.br

18 de abril de 2009

Dispensa sem justa causa

1. Dispensa sem justa causa, antes de completar um ano de serviço
O empregado terá direito:·

aviso prévio·

saldo de salário·

salário família·

férias proporcionais·

acréscimo sobre férias (1/3)·

13º salário proporcional· FGTS

– sobre a rescisão· multa sobre o saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado, por meio da GRFC· seguro desemprego, desde que tenha trabalhado mais de 6 meses na empresa


2. Dispensa sem justa causa, com mais de um ano de serviço
O empregado terá direito:

· aviso prévio· saldo de salário

· salário família· férias vencidas, se ainda não as tiver gozado

· férias proporcionais· acréscimo sobre férias (1/3)

· 13º salário proporcional· FGTS – sobre a rescisão

· multa sobre saldo do FGTS, que deverá ser depositada na conta vinculada do empregado, por meio da GRFC· seguro de desemprego – entregar a CD

Direitos Pedido de Demissão




Direitos Pedido de Demissão


1. Pedido de demissão, antes de completar um ano de serviço


O empregado terá direito:

· saldo de salário· salário família
· 13º salário proporcional (1/12 para cada mês ou fração igual ou superior a 15 dias trabalhados)
· férias proporcionais após 06 meses (Art. 11 da Convenção 132 da OIT) – Decreto nº 3.197 de 05/10/99· acréscimo sobre férias (1/3)· FGTS – deverá ser depositado

O empregado não terá direito:· aviso prévio· multa sobre o saldo do FGTS, bem como não poderá sacar os valores já depositados· seguro desemprego

2. Pedido de demissão, com mais de um ano de serviço

O empregado terá direito:

· saldo de salário· salário família· 13º salário· FGTS – Termo de Rescisão, deverá ser depositado
· férias vencidas, se ainda não houver gozado· férias proporcionais · acréscimo sobre férias (1/3)

O empregado não terá direito:

· aviso prévio. multa sobre o saldo do FGTS, bem como não poderá sacar os valores já depositados· seguro desemprego


Tags: Rescisão de Contrato ,direito do Trabalhador

11 de abril de 2009

O que é Seguro Desemprego


O seguro-desemprego é um benefício temporário criado com a finalidade de prestar assistência financeira ao trabalhador que foi dispensado sem justa causa.

Para ter direito a recebê-lo, o trabalhador deve se enquadrar às seguintes condições:
- ter recebido salários consecutivos nos últimos seis meses;
- ter trabalhado pelo menos seis meses nos últimos 36 meses;
- não estar recebendo nenhum benefício por parte do INSS, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte;
- não possuir renda própria para o seu sustento e de seus familiares;
- estar desempregado, quando do requerimento do benefício;Como RequererAo ser dispensado sem justa causa, o trabalhador deve receber do empregador o formulário próprio "Requerimento do Seguro-Desemprego", em duas vias, devidamente preenchido.

Com este formulário em mãos, o trabalhador deverá dirigir-se a um dos locais de entrega munido dos seguintes documentos:

- Formulário de “Requerimento do Seguro-Desemprego”, 1ª via da Comunicação de Dispensa (CD, via marrom), 2ª via do Requerimento do Seguro-Desemprego (SD, via verde);
- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;- Carteira de Trabalho;
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) devidamente quitado;
- Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação
– CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista; - Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovante dos dois últimos holerites ou recibos de pagamento para o trabalhador formal; e,
- Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
- Comunicação de Dispensa e Requerimento do Seguro-Desemprego, no caso do Empregado

Com base na documentação apresentada o Posto de Atendimento informará ao trabalhador se ele tem direito ou não ao benefício,caso tenha direito, o Posto providenciará a inclusão do Requerimento do Seguro-Desemprego no sistema.
O Trabalhador tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego, para dar entrada ao seguro-desemprego. Já os trabalhadores domésticos têm de 7 a 90 dias, contados a partir da data da dispensa. Após estes prazos, o trabalhador perde o direito ao benefício.

Para requerer o seguro-desemprego, o trabalhador deve se dirigir a um dos seguintes locais:

- Delegacia Regional do Trabalho (DRT);- Postos de Atendimento ao Trabalhador;
- PoupaTempo;
- Postos do Ministério do Trabalho e Emprego:
- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
- Gerência Regional do Trabalho e Emprego;
- Agências Regionais;
- Postos Estaduais e Municipais do SINE
- Sistema Nacional de Emprego;-
-Nas agências credenciadas da CAIXA, no caso de trabalhador formal.

O seguro-desemprego é pago entre três e cinco parcelas mensais. O número de parcelas varia de acordo com o tempo de serviço do trabalhador nos últimos 36 meses:

- em três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos 36 meses;
- em quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses;
- em cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses.

O valor das parcelas do Seguro-Desemprego é baseado na média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa, não podendo ser inferior ao valor do salário mínimo.

Para se calcular o valor do Salário Médio dos últimos três meses trabalhados, aplica-se a tabela abaixo:

Faixas de Salário Médio Valor da Parcela em 2009
Até R$ R$ 685,06 Multiplica-se salário médio por 0.8 (80%)De R$ 685,07 atéR$ 1.141,88O que exceder a 685,06 multiplica-se por 0.5 (50%) e soma-se a 548,05Acima de R$ 1.141,88O valor da parcela será de R$ 776,46 invariavelmente

O pagamento da primeira parcela do seguro-desemprego ocorre 30 dias após o requerimento e as demais parcelas serão mensais, a contar da data do recebimento da primeira parcela.

O benefício é suspenso com o pagamento da última parcela ou quando o trabalhador, mesmo sem ter recebido todas as parcelas, encontra um novo emprego com carteira assinada ou começa receber algum benefício previdenciário.Por isso, é dever do trabalhador, se ainda estiver recebendo o Seguro-

Desemprego e conseguir um novo emprego, comunicar imediatamente à Caixa ou ao Ministério do Trabalho para que haja o cancelamento do benefício. É proibido receber Seguro-Desemprego depois de estar empregado com carteira assinada.

Tags: Seguro desemprego,Direito do Trabalhador

ENTREVISTA DE EMPREGO

Eis que surge a Entrevista

É raro receber uma oferta de emprego logo na primeira entrevista. O mais comum é que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas, com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa, até receber a proposta de emprego. Em multinacionais, esse processo pode ser mais longo. Em empresas pequenas, nas quais o poder decisório está nas mãos do patrão, pode ser mais rápido.

Temos que nos preparar:

Antes de qualquer entrevista, esteja munido de algumas informações sobre a empresa, tais como:

Área de Atuação
Quais são seus produtos
Como a empresa está no mercado em que atua
Onde ficam as instalações.
Quantos funcionários tem.
Como se desenvolveu o negócio.
Quem são os seus principais concorrentes.
Quais as estratégias adotadas
Todo e qualquer informação que conseguir (estas informações podem te favorecer no momento de decisão, pois demonstrar o quanto você está integrado e interessado na vaga e na Cia).


Quando entrar na sala para iniciar sua entrevista não esqueça de desligar o celular ou bip.

Seja sempre objetivo em suas respostas(o que não significa monossilábico sim, não, ok).
Quem dá respostas vagas, perde credibilidade, aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

Utilize vocabulário próprio(expresse-se com palavras familiares, que você sabe o que significa).

Mantenha sempre uma atitude positiva e otimista relativamente a tudo e todos. Não uma atitude de falso otimismo, mas não se queixe do seu emprego ser chato, da forma injusta com o seu chefe o trata ou da forma como os seus colegas e colaboradores se comportam. Mesmo um comentário negativo feito por acaso, poderá colocar o seu entrevistador de sobreaviso e preocupá-lo. Nessa situação, até poderá sentir-se tentado a explorar mais essa situação e descobrir uma razão para retirá-lo da "corrida". Ou até a sua própria atitude poderá provocar essa situação.


Lembre-se de quem conduz a entrevista.

Não dê nada por garantido nem assuma nenhum pressuposto. Ouça atentamente o seu interlocutor. Se alguma das perguntas que lhe for feita exigir mais do que uma simples resposta, esteja à vontade e reflita durante alguns segundos, em vez de responder algo que não consiga se explicar.

Não monopolize a conversa, não tente evitar responder as perguntas. Existem diversas maneiras sutis de assumir o controle sem hostilizar o entrevistador.

A não ser que o entrevistador faça, evite questões como salários e benefícios, já que isso fará parecer que só está interessado no pagamento ao fim do mês e não no emprego em si. Além disso, é do seu melhor interesse esperar até ao último momento para discutir esses assuntos. Nessa altura, já terá informação suficiente para calcular aproximadamente quanto vale esse cargo e qual o valor que poderá acrescentar a empresa.

Não feche portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito. Dependendo da oferta, pode valer à pena, deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.

PERGUNTAS QUE VOCÊ PODE FAZER AO ENTREVISTADOR

Algumas sugestões de perguntas que você poderia dizer:

Quais são os objetivos da empresa?
Como está mudando a organização na empresa?
Como essas mudanças vão afetar o trabalho para o qual estou sendo considerado?
Por quais novos resultados esse cargo vai ser responsável?
Que qualificações são necessárias para ter um bom desempenho nesse cargo?
Que aspectos do trabalho atual poderiam ter melhor desempenho?
Por que o desempenho não melhorou antes?
O que você desejaria ver no novo ocupante desse cargo?


O QUE NÃO FAZER EM UMA ENTREVISTA


Não leve outra pessoa com você.
Não fume. Há empresas que até discriminam fumantes,
Não peça desculpas na hora de falar de seus pontos fracos.
Nunca use óculos escuros.
Jamais implore ao entrevistador que lhe dê trabalho.
Evite a curiosidade de olhar o que esta à mesa do entrevistador.
Não conte piada.
Cuide bem do seu hálito.
Evite discussões sobre religião, política ou futebol.

ALGUMAS PERGUNTAS DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Saiba o que responder em uma entrevista de emprego quando lhe fizerem estas perguntas.

1. Fale sobre você?
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
Não trate da vida pessoal.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e conseqüências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos?
Esta é sempre das perguntas mais complicadas, mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas, sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. Quais são seus pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente demais, etc.

11. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

12 Prontifica-se a substituir seu chefe?
"Sem dúvida, sou ambicioso e quero crescer".

13 Com que tipo de pessoa você tem dificuldade para trabalhar?
Diga que se adapta às necessidades e se relaciona facilmente com todos.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More