Estresse ocupacional aumenta no Brasil e no Mundo
Medo de perder o emprego, ter de cumprir metas, ultrapassar a carga horária de trabalho, realizar tarefas repetitivas, não ter apoio dos colegas e não ter autonomia são os principais fatores que causam estresse entre os profissionais. Segundo pesquisa divulgada pela Regus, em dois anos, 58% das empresas no mundo tiveram aumento significativo de estresse ocupacional.
No caso do Brasil, a situação não é diferente, já que os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de estresse no ambiente de trabalho, ficando atrás do Japão e superando países como China, Estados Unidos e Alemanha.
Em relação às horas trabalhadas por semana, o Brasil é líder, já que são 54 horas, contra a média mundial de 41 horas, de acordo com levantamento realizado pela ISMA (International Stress Management Association).
“Esta situação é negativa para as empresas, pois no momento em que estão lutando para retomar o crescimento, têm sua gestão e produtividade no trabalho afetadas, além de baixos níveis de motivação e conflitos internos”, afirmou o vice-presidente da Regus na América Latina, Michael Turner.
Como combater o estresse
Para combater o estresse, é importante que as empresas melhorem a qualidade de vida de seus funcionários e o seu ambiente de trabalho. Ao reduzir o nível de ansiedade das pessoas, é possível manter um equilíbrio saudável na vida profissional. Confira abaixo algumas dicas:
* Ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal;
* Praticar esportes e atividades de lazer;
* Programar horários e se dedicar à família e aos amigos;
* Evitar sobrecarga: estabeleça uma lista de objetivos de curto e médio prazos;
* Planejar as atividades que precisam de mais tempo e delegar, quando necessário;
* Estabelecer prazos para execução das atividades;
* Manter um ambiente de trabalho limpo, arrumado e com objetos que ajudam a manter um ambiente aconchegante para trabalhar;
* É importante fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho, para que possa se desligar daquela atividade e voltar mais concentrado;
* Dormir 8 horas por dia;
* Motivar e ser motivado positivamente: a motivação começa em cada um e acaba por contagiar o meio em que se vive.
Por Equipe InfoMoney
Medo de perder o emprego, ter de cumprir metas, ultrapassar a carga horária de trabalho, realizar tarefas repetitivas, não ter apoio dos colegas e não ter autonomia são os principais fatores que causam estresse entre os profissionais. Segundo pesquisa divulgada pela Regus, em dois anos, 58% das empresas no mundo tiveram aumento significativo de estresse ocupacional.
No caso do Brasil, a situação não é diferente, já que os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de estresse no ambiente de trabalho, ficando atrás do Japão e superando países como China, Estados Unidos e Alemanha.
Em relação às horas trabalhadas por semana, o Brasil é líder, já que são 54 horas, contra a média mundial de 41 horas, de acordo com levantamento realizado pela ISMA (International Stress Management Association).
“Esta situação é negativa para as empresas, pois no momento em que estão lutando para retomar o crescimento, têm sua gestão e produtividade no trabalho afetadas, além de baixos níveis de motivação e conflitos internos”, afirmou o vice-presidente da Regus na América Latina, Michael Turner.
Como combater o estresse
Para combater o estresse, é importante que as empresas melhorem a qualidade de vida de seus funcionários e o seu ambiente de trabalho. Ao reduzir o nível de ansiedade das pessoas, é possível manter um equilíbrio saudável na vida profissional. Confira abaixo algumas dicas:
* Ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal;
* Praticar esportes e atividades de lazer;
* Programar horários e se dedicar à família e aos amigos;
* Evitar sobrecarga: estabeleça uma lista de objetivos de curto e médio prazos;
* Planejar as atividades que precisam de mais tempo e delegar, quando necessário;
* Estabelecer prazos para execução das atividades;
* Manter um ambiente de trabalho limpo, arrumado e com objetos que ajudam a manter um ambiente aconchegante para trabalhar;
* É importante fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho, para que possa se desligar daquela atividade e voltar mais concentrado;
* Dormir 8 horas por dia;
* Motivar e ser motivado positivamente: a motivação começa em cada um e acaba por contagiar o meio em que se vive.
Por Equipe InfoMoney
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