21 de abril de 2010

Fique atento, o prazo para envio de declaração de IR vai até 30 de abril


Ainda tem duvidas aproveita as ultimas oportunidades para sanar

Saiba como declarar o Imposto de Renda

Quem recebeu mais do que R$ 17.215.08 ao longo de 2009 tem até o dia 30 de abril para apresentar a Declaração de Ajuste Anual do IR (Imposto de Renda). Além desse critério, há outras condições que definem a obrigatoriedade da declaração, como recebimento de rendimentos isentos e não tributáveis acima de determinado limite ou ganhos de capital. "Quando falamos de IR, as pessoas pensam só nos rendimentos tributáveis. Mas essa não é a única razão que leva alguém a precisar declarar", explica Bianca Xavier, professora do curso de Ciências Contábeis da FGV (Fundação Getúlio Vargas).


De acordo com Bianca, outra confusão comum ocorre entre a obrigatoriedade de apresentar a declaração ao Fisco e a de pagar imposto de renda. Afinal, mesmo pessoas isentas, que nada devem em termos financeiros à Receita Federal podem precisar declarar. "Quem tem cardiopatia, por exemplo, ou outras doenças graves, está isento, mas é obrigado a declarar", exemplifica ela. Assim, rendimentos de caderneta de poupança ou recebidos de pessoa jurídica, como lucros e dividendos, precisam ser declarados quando extrapolam o valor de R$ 40 mil.

É necessário considerar que os limites estabelecidos pela Receita Federal referem-se à somatória dos valores recebidos pelo contribuinte das diversas fontes pagadoras e não deles isoladamente. Assim, caso o declarante tenha mais de uma caderneta de poupança ou mais de um salário, por exemplo, precisa somar os valores recebidos para verificar se deve ou não declarar, mesmo que individualmente nenhum atinja o valor mínimo. Também é importante saber que, ainda que apenas um dos critérios exija a apresentação da declaração, é necessário informar todos os valores à Receita.

Fonte: Publicado em 31/03/2010 - 14:00 – Leia a matéria completa em http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=19297

Tags:  Imposto de Renda

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More