12 de janeiro de 2009

Beneficio da Conta Salario





Trabalhador da iniciativa privada esta livre para escolher, a conta salário para receber seus rendimentos os servidores público ainda não.

Por meio da ``portabilidade do salário``, os trabalhadores da iniciativa privada poderão escolher, a partir desde 01/2009 , o banco no qual receberão seus pagamentos, por meio das chamadas contas-salário. As contas serão isentas de tarifas ou custos adicionais

Os funcionários públicos, no entanto, terão oficialmente de esperar até o início de 2012.

Mas podem ter acesso à escolha da instituição antes do prazo previsto, caso os órgãos ou governos onde trabalham fechem novos contratos com bancos que recebem pagamentos.

A conta-salário foi criada em 2006 e faz parte de um amplo pacote elaborado pelo Banco Central (BC) para estimular a concorrência entre bancos.

Além da conta-salário, o pacote inclui a portabilidade do cadastro dos clientes bancário, bem como de operações de crédito.

Neste caso, a pessoa pode transferir um empréstimo de um banco para outro que oferecer melhores condições de pagamento.

Quem quiser receber seus vencimentos em outro banco terá de fazer um único comunicado à instituição financeira a que está vinculado hoje. A partir daí, o banco terá de transferir, sem custo e no mesmo dia, o salário do cliente para a conta informada previamente.

Quais tarifas não podem ser cobradas na conta-salário? Tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado.

Na transferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja uma só transferência.

Se a transferência for para outra conta na mesma instituição financeira, é vedada qualquer cobrança.

Também não podem ser cobradas tarifas por fornecimento de cartão magnético, realização de cinco saques e acesso a duas consultas mensais ao saldo nos caixas ou terminais de auto-atendimento.


Tags: direito do trabalhador,conta salario

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More