17 de outubro de 2009

Falsa promessa: não seja enganado com anúncios de vagas de emprego

Golpe do emprego falso


Nos últimos anos, cresceu o uso da internet na busca de um emprego, mas, com isso, aumentou também a ocorrência de golpes, que incluem falsas ofertas de trabalho. Isso porque há quem queira se aproveitar desse momento de fragilidade da pessoa desempregada para conseguir dinheiro dela, colocando anúncios e até mesmo ligando para ela, oferecendo uma oportunidade de trabalho.

Segundo o especialista em carreiras e mercado de trabalho e diretor do Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, nesses contatos, é pedido o pagamento de um determinado valor apenas para a realização de testes profissionais, com a justificativa de que a empresa que está selecionando o profissional exige isso.

"Mas, na realidade, nunca existiu vaga alguma e, por mais que os testes feitos sejam legítimos, a premissa para a pessoa realizá-los é criminosa, uma atitude desleal com quem está em busca de emprego e dispõe de poucos recursos financeiros", afirma, em um artigo de sua autoria.

Como não ser enganado?

Se você está em busca de um trabalho, alguns cuidados podem evitar as armadilhas. Uma dica de Grinberg é nunca aceitar ofertas que exigem o pagamento de uma taxa mínima para concorrer à vaga. "Tome cuidado para não cair em uma armadilha e a oportunidade não existir", diz.

Já se você decidiu cadastrar seu currículo em um site de recrutamento e seleção, também há algumas medidas que poderão ajudá-lo a evitar armadilhas. "O ponto mais importante para se escolher um portal de recrutamento on-line é a idoneidade dessa empresa. Procure informações desses portais nas comunidades e fóruns on-line, pois assim você poderá acompanhar o que os usuários falam dessa empresa", ressalta.

Outra dica de Grinberg para saber sobre a idoneidade do site, é procurar informações sobre o mesmo na imprensa, na internet e no próprio portal. Verifique também informações sobre a empresa que abriu a vaga, caso o seu nome tenha sido divulgado. "Se a desconfiança for grande, entre no site institucional da empresa e ligue para perguntar sobre a oportunidade oferecida".

Porém, muitas vezes, o nome da companhia com a vaga em aberto não é divulgado. Segundo o especialista, isso pode acontecer quando a empresa pretende substituir um funcionário.

Fonte:Roberta de Matos Vilas Boas - InfoMoney

Tags: Golpe do Emprego

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More