27 de março de 2010

Ser ou não ser resiliente eis a questão:



Ser ou não ser resiliente eis a questão:




Parodia extraída dos versos de A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, na qual relata a dor e o sofrimento de Hamlet quando descobre as ações de seu tio para possuir o trono da Dinamarca. O tio matou seu pai e ainda engravidou a mãe.

Em nosso espírito sofrer, pedras e setas, com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja, ou

Insurgir-nos contra um mar de provações, E em luta pôr-lhes fim? Dizer que rematamos com um sono a angústia, E as mil pelejas naturais-herança do homem: Eis a Resiliência



Esta se tornando comum no vocabulário corporativo o tema resiliência e os resilientes.



A resiliência é freqüentemente citada em processos que explicam a "superação" de crises e adversidades em indivíduos, grupos, organizações e instituições (Yunes & Szymanski, 2001, Yunes, 2001, Tavares, 2001).



Os resilientes são os indivíduos com capacitadas de enfrentar,vencer obstáculos e adversidades, por mais dolorosos e traumáticos que podem ser .



Uma organização resiliente, gera uma sociedade inteligente, reflexiva, onde todas as pessoas são inteligentes, livres, responsáveis, competentes, e funcionam numa relação de confiança, de empatia e solidariedade, com tolerâncias ás mudanças, com limites de comportamento definidos e realistas; com comunicação aberta buscando a reconciliação e o sentido de comunidade (Tavares 2001, Flach 1991).



Para que aconteça qualquer mudança é necessário que exista um ambiente psicológico propicio, uma cultura organizacional adequada, para ajudar as pessoas a descobrir as suas capacidades, aceitá-las e confirmá-las positivamente e incondicionalmente, em boa medida, e torná-las mais confiantes e resilientes para enfrentar a vida do dia-a-dia por mais adversa e difícil que se apresente. (Chiavenato,1998,Tavares, 2001).



Apesar de a Resiliência ser abordada com um tema novo estudado pela psicologia, acompanha a humanidade aos longos dos tempos, mas se conseguirmos assimilar este novo contexto teremos um período de transformações profundas, para uma nova era que reinventará a maneira,alterando como que as pessoas pensam, se relacionam, trabalham, fazem negócios, se organizam, ganham dinheiro, se divertem e buscam uma qualidade de vida elevada ,sem a geração deste estresse interior .





Tags: resiliente ,resiliencia,qualidade de vida,

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More