30 de outubro de 2011

Empresa indeniza funcionária por uso de broche com bordão ‘Quer pagar quanto?’

O bordão “Quer pagar quanto?” rendeu R$ 5 mil de dano moral a uma funcionária da Casas Bahia. A empresa foi condenada pela Justiça do Trabalho do Rio, porque uma funcionária alegou ter se sentido constrangida por ter que usar broches com os dizeres “Quer pagar quanto?” e “Olhou, levou”.
Em sua defesa, a empresa argumentou que os clientes da loja sabiam que as frases e chavões lançados nos broches eram ligados às promoções. A Casas Bahia alegou ainda que o uso de broche fazia parte da política de vendas da empresa e somente era usado quando havia promoção e seu uso era restrito às dependências da loja.
Para o relator do acórdão, juiz convocado Marcelo Antero de Carvalho, a obrigatoriedade do uso de broches com dizeres que dão margens a comentários desrespeitosos por parte de clientes e terceiros configura violação do patrimônio imaterial do empregado.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-Rio), as testemunhas confirmaram que eram obrigadas a utilizar os broches, porque eles faziam parte do uniforme. O magistrado destacou que “é irrelevante a ocorrência ou não de brincadeiras maliciosas, pois o uso do broche por si só configurava uma exposição da empregada a eventuais reações desrespeitosas de clientes e terceiros”.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Casas Bahia disse que não se pronunciará sobre o assunto.
Fonte : extra.globo.com
Tags: emprego,empresa,indenização,broche,pagar-quanto

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More