6 de junho de 2015

Dicas importantes para um bom currículo



Dicas importantes para um bom currículo

O currículo é o resumo da sua formação e dos empregos mais importantes de sua carreira. Mas não esqueça : as informações devem ser claras e concisas para atrair a atenção do selecionador. Vamos dar agora algumas dicas para que você faça um currículo correto e, dessa forma, tenha mais chances de alcançar seus objetivos.

1. É importante que o profissional procure criar um currículo para cada oportunidade pretendida. Ou seja, deve-se manter um currículo padrão ( esqueleto ) para, dessa forma , o mesmo poder ser adaptável a partir dos objetivos do contratante.

2. Lembre-se sempre que o currículo é a maior ferramenta geradora de entrevistas que você pode ter. Um currículo desatualizado irá colaborar para que você perca a oportunidade de conseguir um novo emprego pois demonstra descuido e não informará devidamente sobre a sua atuação. Nos tempos atuais a concorrência é muito grande e se mesmo com um currículo atualizado você encontrará um mercado de disputa acirrada imagine se estiver apresentando um desatualizado.

3. É muito importante descrever suas realizações, metas alcançadas e habilidades. Mas procure ser sempre objetivo e descrever apenas o que realmente interessa para ganhar a atenção do recrutador.

4. No caso dos currículos impressos a qualidade da impressão é fundamental. Por isso prefira imprimir seu currículo em impressoras de boa qualidade e jamais tire cópias em máquinas copiadoras ou preencha currículo em formato padrão comprado em papelarias.

5. O currículo deve ser escrito de maneira formal, clara e impessoal. Evite o uso de pronomes pessoais nas frases. Colocar datas de entrada e saída de cada emprego é importante para que selecionador saiba a velocidade com que as coisas aconteceram em sua carreira.

6. Esqueça os dados pessoais. Os selecionadores não estão preocupados em saber nomes de filhos e parentes nem números de documentos ( RG, carteira de habilitação, CIC, etc. ). Esses dados servem apenas para cadastros em sites, os quais também não levam estes dados aos selecionadores.

7. Finalmente, as dicas tradicionais : não minta, aquilo que constar do seu currículo poderá ser questionado na hora da entrevista; seja específico em relação a outros idiomas; se falar fluentemente coloque essa informação e esteja preparado para a entrevista no idioma especificado; todo o cuidado no português das frases pois um erro pode eliminá-lo de imediato.

Enfim ,capriche ao máximo em todos os pontos e boa-sorte.


Cláudio Moraes é diretor da D'Moraes Recursos Humanos : http://www.dmoraes.com.br/


Tags: Curriculo

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More