9 de janeiro de 2012

Colocou curriculo a Web e não despertou interesse ? Veja onde esta o problema!


Não há dúvidas de que a internet é uma ferramenta eficiente para procura de emprego.

Com alguns cliques, o profissional pode mostrar seu currículo para diversas empresas interessadas, que podem chamá-lo para a seleção. Porém, em alguns casos, o tão desejado convite para a entrevista presencial pode demorar a chegar. Neste caso, onde pode estar o problema?

Em determinadas situações, pode estar no mercado de trabalho para a carreira em que o profissional atua, e não particularmente nele. Empresas de determinados setores estão passando por algumas dificuldades e, para tentar conter os gastos, além de demitirem os profissionais, suspendem os processos de contratação de novos candidatos.

Em momentos de crise, como o vivenciado atualmente, é possível perceber este movimento em algumas multinacionais, por exemplo.

O profissional
Agora, é possível que o problema esteja diretamente ligado às atitudes do candidato. De acordo com o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, existem quatro etapas para a contratação pela internet. A primeira delas é a elaboração do currículo. "A pessoa tem que formatar o currículo para estar em várias pesquisas", informou ele.

Por isso, a primeira dica muito válida é: nada de fazer muitas restrições à vaga. Você tem de aumentar as chances de ser visto.

Depois, vem a etapa de a empresa avistar este currículo. Uma empresa que faz processo seletivo pela internet recebe uns 200 currículos, mas só irá olhar os primeiros. O que fará com que o seu esteja entre eles? "Deixar sempre atualizado e preencher o máximo de informações, para não apresentar algo desatualizado e sem preenchimento para a empresa", afirmou Abrileri.

Cuidado com os erros
Estando nas primeiras posições, é certo que a empresa lerá o currículo. Nesta terceira etapa, erros de português e infromações insuficientes podem fazer que ela desista do candidato. "Deixe o currículo atraente, com cursos significativos", exemplificou o especialista.

Por isso, antes mesmo de cadastrar o currículo, peça a análise de uma segunda pessoa, de preferência que também atue em sua área, para que ela possa dizer o que é interessante deixar ou tirar.

A última etapa é ser chamado para a entrevista presencial. Neste caso, valem as dicas dadas para qualquer processo seletivo: pesquisar um pouco sobre a empresa e o cargo e preparar-se para a dinâmica.

Tempo demoradoQuestionado sobre o tempo que é considerado demorado para uma pessoa ser chamada para a entrevista de emprego, depois de colocar o currículo na internet, Abrileri diz ser algumas semanas.

"O site é pesquisado diariamente por milhares de empresa. O que demora meses é todo o processo seletivo para uma pessoa ser contratada. Se em uma semana não aconteceu nada, a pessoa precisa estar em alerta", finalizou ele.

Fonte:  Por Flávia Furlan Nunes : http://www.administradores.com.br/

Tags Curriculo

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More