25 de abril de 2011

I Feira do Trabalho no Vale do Anhangabaú

Prefeitura comemora Semana do Trabalho com feira no Vale do Anhangabaú,De 25 de abril a 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, em frente ao prédio dos Correios acontece a “I Feira do Trabalho”, com organização da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O evento é aberto ao público e tem, por objetivo, promover a integração de serviços públicos e privados voltados à intermediação de mão de obra e capacitação profissional. A previsão é que passem pelos estandes cerca de 500 pessoas por dia em busca dos mais de 20 serviços que serão oferecidos. O horário de funcionamento da feira será de segunda-feira a sábado, das 8 às 17h e no domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalho, das 8 às 13h.

Com uma estrutura a ser montada no Anhangabaú, a Feira terá o CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador, seis CAT Móveis, quatro tendas auxiliares e uma unidade do Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas. Outras secretarias municipais também estarão participando evento como a de Assistência e Desenvolvimento Social, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Microempreendedor Individual.
A abertura oficial será às 11h30 com o lançamento da Semana de Formalização do MEI e do site da Secretaria do MEI. Depois da solenidade, haverá palestra sobre Concursos Públicos e Plano de Carreira a ser ministrada pelo presidente do Conselho de Administração do banco de microcrédito de São Paulo Confia, Hugo Duarte.

Fábrica Verde- Dentre os 20 serviços a serem oferecidos na Feira, encontra-se o do projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Fábrica Verde, cujos participantes estarão apresentando o projeto e realizando vendas de plantas de flores, ervas e temperos com um preço a partir de R$ 1,00. Dentre as espécies a serem vendidas podemos citar boldo, babosa, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim, orégano, beijinho, salvia, amor perfeito, cravina, lírio da paz, pilea, dracenas entre outras.

 Serviços- As pessoas desempregadas, durante a Feira do Trabalho, poderão fazer cadastro e verificar oportunidades de emprego no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, tirar a primeira ou segunda via da Carteira Profissional, esclarecer dúvidas sobre currículos e participar de dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego com os especialistas técnicos do programa Orientação para o Trabalho. Ainda poderão dar entrada no Seguro-Desemprego e caso possua uma dívida e queira fazer um acordo poderá agendar uma Conciliação Extraprocessual.

 Para as pessoas com deficiência e empregadores em busca de profissionais com esse perfil contarão com os serviços da Semdet que estará com técnicos do Programa Inclusão Eficiente, responsáveis não só pela inclusão no mercado de trabalho de mais de 5 mil pessoas com deficiência, mas também pela inserção de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Semped- Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, irá tirar as dúvidas das pessoas e das empresas sobre a Lei de Cotas. Já a Avape- Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência colocará à disposição dos participantes cursos e oportunidades de trabalho nas melhores empresas e instituições do país.

 O Sebrae estará com sua unidade móvel para dar orientações às pequenas, médias e grandes empresas, enquanto que no espaço do Senac o trabalhador poderá fazer inscrições para cursos gratuitos. Na área de empreendedorismo, a Secretaria do Microempreendedor Individual, estará com Agentes de Formalização do MEI, fazendo o cadastramento gratuito e tirando todas as dúvidas sobre a adesão a Lei. O São Paulo Confia fornecerá orientação para sobre microcrédito solidário e orientado.

 Já a Smads- Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social aproveitará seu espaço para realizar triagem de pessoas interessadas em participar do Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Ação Jovem. Quem tem dúvida sobre benefícios da Previdência Social como aposentadorias (especial por idade, invalidez ou tempo de contribuição) e auxílios (acidente, doença, reclusão pensão ou por morte) e salários (maternidade, assistência social, BPC ou Loas) terá oportunidade de ser esclarecidas com técnicos do INSS- Instituto Nacional de Seguro Social.

 Além dos serviços, estão programadas palestras durante toda a semana. Para participar basta ir à Tenda do Trabalhador no horário estipulado. A programação é a seguinte:

 DIA / TEMA

 HORÁRIO

 PALESTRA/TEMA

 PARCEIRO


25/4/2011 SEGUNDA PRIMEIRO TRABALHO, ESTÁGIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

 9h - 10h -Competências Essenciais para o Mercado de Trabalho- SENAC SP

 12 - 13h- Concursos Públicos e Plano de Carreira- SÃO PAULO CONFIA

 15h - 16h- Importância do Programa de Aprendizagem e suas Oportunidades -CIEE


26/4/2011 TERÇA EMPREENDEDORISMO E MICROCRÉDITO

 9h - 10h- Ter seu próprio negócio ou atuar no Mercado de Trabalho?- SENAC SP

 12h - 13h- Microcrédito Solidário- SÃO PAULO CONFIA

 15h - 16h- MEI - Microeemprendedor Individual- SEBRAE


27/4/2011 QUARTA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA

 9h - 10h- Utilização e Importância da água no planeta- SABESP

12h - 13h- Dicas de Segurança e Economia de Energia- ELETROPAULO

 15h - 16h- Dicas de Segurança e Economia de Energia7- ELETROPAULO

 28/4/2011 QUINTA RELAÇÕES TRABALHISTAS E GERAÇÃO DE RENDA

9h - 10h- Orientação sobre PIS/PASEP, Fundo de Garantia / Cartão Cidadão / Rendimentos.- CEF - Caixa Econômica Federal

12h - 13h- Economia Solidária "Como gerar renda a partir do seu próprio trabalho"- Instituto Pró Cidadania
15h - 16h- Formação profissional para a geração de renda- Neutrópica - Instituto de Educação e Ciências Aplicadas


29/4/2011 SEXTA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO, CUIDADOS COM A SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

 9h - 10h- Planejamento financeiro: Como administrar o orçamento familiar -Boa Vista Serviços "Associação Comercial de São Paulo"

 12h - 13h- Uso Racional de Medicamentos- SENAC SP

 15h - 16h- Alimente-se Bem "Alimentação Saudável"- SESI - SP

 30/4/2011 SÁBADO GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NA JARDINAGEM E ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO

9h - 10h- Grupos Solidários para geração de emprego e renda na jardinagem- FÁBRICA VERDE

12h - 13h- Como elaborar seu curriculo e dicas de como se portar em entrevista de emprego- SEMDET / CAT

Tags: Feira do Trabalho

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More